Portal do Governo do Estado de São Paulo

/Notícias

Investimentos no exterior puxam rentabilidade dos planos da Prevcom em janeiro

19/02/2021 10:28

Imagem interna

A carteira de investimentos da Prevcom rendeu 0,64% em janeiro e superou o objetivo de IPCA mais 4%, que ficou em 0,58%. O resultado foi puxado pelos investimentos no exterior que sustentaram a rentabilidade no período em que o mercado doméstico, que iniciou o ano em trajetória ascendente, passou a refletir incertezas relacionadas a questões fiscais, ao aparecimento de novas variantes do coronavírus e ao lockdown em vários países europeus. Estes fatores neutralizaram o efeito positivo esperado com a chegada das vacinas e o ingresso de R$ 23 bilhões de capital estrangeiro.

Leia também: De olho no mercado: Diretora de Investimentos da Prevcom conta como foi o último mês no Brasil

"Estamos muito satisfeitos com os investimentos no exterior mesmo porque os melhores retornos vieram destas aplicações", afirma o presidente Carlos Henrique Flory. Esta alternativa associada à alocação de capital em fundos estruturados compõem as linhas selecionadas para alavancar os ganhos dos planos de previdência complementar administrados pela instituição. A Fundação detém ainda um estoque de Notas do Tesouro Nacional- B, marcado na curva, que rende em média IPCA mais 6%, com vencimentos até 2050. "É o nosso porto seguro", avalia Flory. O pacote de títulos cumpre a função de defender a performance contra possíveis retrações e turbulências de curto prazo.

O desempenho mensal da entidade manteve sua consistência, apesar da instabilidade que fez a Bolsa de Valores recuar -3,32%. Esta regularidade é confirmada pelo rendimento no primeiro mês de 2021 que suplantou o 0,15% do CDI, ficou acima da inflação de 0,25% e do 0,11% da poupança. No comparativo em 12 meses, os recursos aplicados renderam o total de 8,47%, próximo do alvo de 9%. Neste mesmo intervalo de tempo o CDI acumulou 2,52%, a poupança 1,93% com a inflação no patamar de 4,56%.

O patrimônio da entidade alcançou o total de R$ 1,8 bilhão aportados 75% em renda fixa, 13% em multimercado, 7% em renda variável e 5% no exterior. O capital investido vai complementar as aposentadorias de 37 mil participantes dos planos exclusivos dos servidores públicos dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além do município de São Paulo. A Prevcom gerencia também os sistemas previdenciários das prefeituras de Birigui, Guarulhos, Jales, Louveira, Osasco, Ribeirão Preto e Santa Fé do Sul que integram o plano multipatrocinado PREVCOM Multi.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos termos de uso e política de privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

Posso ajudar?
;