/Notícias

Prevcom 10 anos: Carta do presidente Carlos Henrique Flory

25/04/2022 10:00

Imagem interna

Uma década. A Prevcom completa 10 anos de operação e se consolida como uma das maiores entidades de previdência do País, reconhecida não só por seu pioneirismo e desempenho, mas pela atuação enquanto gestora de planos de benefícios complementares de outros entes da federação. Com patrimônio consolidado de R$ 2,3 bilhões, 36,7 mil participantes e rentabilidade acumulada de 167,24% (resultado positivo que superou a inflação e ativos de referência do mercado, apesar das crises financeiras do período e da pandemia), a fundação alcançou um patamar único e se prepara para novos desafios.

Mas para falar de futuro, é preciso resgatar a história. Tive o privilégio de acompanhar a Prevcom desde sua concepção, quando a ideia de uma previdência complementar para servidores públicos ainda era embrionária no país e nunca havia sido levada a termo. Foi uma longa trajetória. Pagamos o preço do pioneirismo e percorremos caminhos até então inexplorados. Mas a energia e o comprometimento necessários para obtenção de aprovações legais e efetiva implantação do regime complementar deram o resultado esperado e representam um legado compartilhado com vários outros entes que seguiram nossos passos e contaram com a nossa experiência para dar suporte aos seus processos.

Registramos como marco inicial das operações a aprovação do estatuto e a autorização formal de funcionamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), publicada em 23 de março de 2012, mas abril marca o efetivo funcionamento da Fundação, com a nomeação dos primeiros conselhos e diretoria. A partir daí a história da Fundação se confunde com a do próprio segmento de previdência complementar do servidor público. Começamos tímidos, mas, desde o início, tínhamos o desafio de conquistar a confiança dos servidores do Estado de São Paulo. E crescemos rápido, pois em menos de 1 ano, já havíamos ultrapassado o número de 5 mil participantes.

Abrimos o acesso aos antigos servidores por meio da Lei nº 16.391, em 2017, a mesma que nos autorizou a administrar planos de outros estados e municípios. Hoje, além do estado de São Paulo, somos responsáveis pela administração de planos de 4 estados e 15 municípios, incluindo a maior cidade do País. O sistema multipatrocinado provou sua sintonia com as necessidades de governadores e prefeitos, e o conhecimento acumulado em gestão e estratégia de investimentos nos colocaram como parceiros preferenciais destes gestores.

Colocamos em curso uma revolução digital para fazer frente aos novos desafios que se avizinham. Temos a solução para os entes federativos que precisam resolver uma equação que cabe a todo gestor público: implementar programas com rapidez e menor custo.

A Emenda Constitucional nº 103 de 2019 estabeleceu a obrigatoriedade de adoção da previdência complementar por todas as unidades da federação e a Prevcom encara este quadro como uma oportunidade de expansão única e de proporções nacionais. E este cenário beneficia a todos os participantes, pois quanto mais o patrimônio cresce, menores são as taxas cobradas para gestão do plano.

Mas nada se faz sem contar com pessoas dedicadas e empenhadas. Nossa estratégia se baseia em uma equipe especializada e altamente capacitada. Investimentos em tecnologia, governança responsável e expertise financeira também são prioridades

Sabemos que o benefício previdenciário representa conforto, proteção e bem-estar na aposentadoria. E temos um compromisso de longo prazo com você e sua família: oferecer um futuro mais tranquilo e feliz. Esta é a razão do nosso trabalho.

Conte com a gente!

Carlos Henrique Flory
Diretor-presidente 

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2701 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - 01401-000

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Se preferir, envie-nos um email

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos termos de uso e política de privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

Posso ajudar?
;