Portal do Governo do Estado de São Paulo

/Notícias

Rentabilidade de 2018 acumula 163,39% do CDI

20/12/2018 11:56

Imagem interna

A Prevcom fechou novembro com rentabilidade em alta. O capital investido pela entidade rendeu 9,64% nos últimos 11 meses, resultado superior à meta de IPCA mais 5%, que ficou em 8,33%. No comparativo com ativos que são referência do mercado, o balanço também é positivo. O retorno obtido pela entidade no período de janeiro a novembro corresponde a 163,39% do CDI, que atingiu 5,90%, e mais que o dobro que os 4,24% da poupança.

A análise de desempenho mostra que o rendimento se mantém acima da meta e supera as principais aplicações financeiras desde a abertura das inscrições em fevereiro de 2013. A rentabilidade dos planos atingiu 91,45% no período, acima do alvo (IPCA + 5%) que ficou em 83,89%. Os cálculos mostram ainda que a vantagem permanece em relação aos 77,72% do CDI e os 45,96% da poupança registrados neste mesmo intervalo de tempo.

Política de Investimentos

A carteira de investimentos da Fundação permanece impulsionada pela boa remuneração dos contratos de longo prazo de Notas do Tesouro Nacional (NTN-B) firmados no período em que os juros estavam em níveis mais elevados.  Os títulos públicos que compõe a carteira da Prevcom, com vencimentos até 2050, vinculados ao IPCA, oferecem excelentes taxas de retorno. Estes papéis sustentam a rentabilidade da Fundação e serão mantidos.

Entretanto, com a redução dos juros básicos a 6,5%, o menor patamar da história, a proposta para 2019 é adotar uma estratégia de diversificação, com a aplicação das novas contribuições dos participantes e do governo estadual no mercado de ações no Brasil e no exterior e em fundos multimercados com o objetivo de assegurar maior rentabilidade da carteira nos próximos anos.

Na execução destas operações, a Prevcom conta com o suporte da PPS Portfolio Performance, empresa de consultoria de investimentos especializada em avaliação de desempenho de carteiras.

Para acompanhar o resultado mensal das aplicações financeiras da Prevcom, acesse o menu “Investimentos” no site da Fundação.

;