Portal do Governo do Estado de São Paulo

/Notícias

Conheça os vencedores do concurso Tudo acontece em São Paulo

30/01/2020 04:57

Imagem interna

A servidora da USP Adriana Yamaguti Matsukuma venceu o concurso cultural “Tudo acontece em São Paulo” e vai levar para casa uma câmera semiprofissional Canon e um kit Prevcom (com agenda, mochila tipo saco, squeeze, smart pocket, calendário e lápis).

Os 2º e 3º lugares ficaram com Alexandre Jorge China Maluf, da Unesp, e Diego Nathan Pansani de Alencar, da Unicamp, respectivamente. Ambos ganharam uma câmera instantânea Fujifilm Instax Mini 9 e um kit Prevcom.

Para participar, o interessado deveria mostrar com foto e texto acontecimentos típicos da cidade: situações que fazem parte do dia a dia da metrópole, cenas caracteristicamente paulistanas ou fatos que só poderiam acontecer aqui.

Os critérios de avaliação foram: adequação ao tema, padrões estéticos e aspectos técnicos de composição da imagem, criatividade, e ineditismo. 


Confira os 10 primeiros colocados (da 4ª à 10ª colocação, o prêmio é um kit Prevcom).

1º lugar - Adriana Yamaguti Matsukuma (USP)

"A cidade onde se pode contemplar o pôr do sol unindo a natureza à metrópole."



2º lugar - Alexandre Jorge China Maluf (Unesp)

"Muralhas que no passado impediam a passagem, hoje dão caminho à reflexão e ao lazer no Parque da Juventude (antiga Penitenciária Carandiru)."





3º lugar - Diego Nathan Pansani de Alencar (Unicamp)

"Numa das esteiras do metrô a propaganda se mistura com a vida real. O observador rotineiro estenderia a mão para recolher as cédulas, mariposas flexíveis, circulando pelos tubos de concreto. Eu preferi captar os gestos e as proporções de uma conversa trivial em escala de cinza."


4º lugar - Victor Basile Astuto (USP)

"A chuva na terra da garoa transforma a avenida Paulista em um duplicador de belezas."





5º lugar - Carina Aparecida Lopes Couto (ARSESP)

"A cidade de São Paulo nos presenteia a cada minuto com alguma nova amostra, inauguração de restaurantes e bares, restaurações do nosso patrimônio histórico, cinemas etc...  Uma cidade diversificada com possibilidades incríveis para todos os gostos e horários. A foto foi tirada nos meus embalos de uma quarta-feira à noite. Neste dia fui ao show do Mestrinho, em tributo ao Gonzaguinha, no Palacete Teresa, localizado no centro histórico de SP, que à noite é tomado por um charme boêmio. Um presente que SP me deu."



6º lugar - Carolina Oliveira Martins Costa (Fapesp)

"Essa foto do artista voador representa São Paulo com todas as suas contradições. A beleza e a feiura, a arte e o trânsito, o esforço do trabalho e a diversão. Uma cidade grande, complexa, inclusiva na sua imensidão, excludente nos seus desafios e, sempre, sempre, surpreendente."



7º lugar - Daniel Vitor Pedrazi (Polícia Técnico-Científica)

"Esta foto foi tirada da sacada do prédio do Corpo de Bombeiros. Além de exibir uma paisagem de tirar o fôlego, retrata com maestria o que é a cidade de São Paulo. Nela é possível ver ao centro a bela e imponente Catedral da Sé, seguida por sua praça permeada por coqueiros. À esquerda da imagem vemos o histórico prédio do Palácio da Justiça. Na porção direita da fotografia podemos observar prédios históricos disputando espaço com edifícios modernos. Tudo isso tendo como pano de fundo o típico céu cinzento da metrópole."



8ª lugar - Nelson Garcia Perandréa (Memorial da América Latina)

"São Paulo dos imigrantes e de todos os povos, a pauliceia cosmopolita. Comemoração da comunidade boliviana, festa de Nossa Senhora de Copacabana e Urkupiña, no Memorial da América Latina". 



9º lugar - Ricardo Satoshi Yamassaki (Tribunal de Justiça)

"Em São Paulo, a religião, que se mistura com a paisagem urbana que se mistura com a cultura, muitas vezes produz cenas interessantes".



10º lugar - Marta Alves de Souza Teixeira (USP)

"Essa cidade com nome de santo atraiu muitos para nela morar, não possui mais muralhas, em contraste com a cidade antiga. Ela se estende ao infinito, sendo limitada apenas por molduras fornecidas por ela mesma. Ao contrário da cidade antiga, fortificada e vigiada para defender-se de ataques, a cidade atual se caracteriza pelo crescimento, tudo acontece em São Paulo. A beleza se esconde em paisagens rotineiras e muitos são capazes de admirá-las. Há fluxos de crônicas, mercadorias, pessoas e mudanças em ritmo cada vez mais frenético, rompendo barreiras, tornando-se única."

Veja o regulamento completo aqui.

;