/Prevcom na mídia

Carlos Flory aborda desafios da migração entre planos no MyNews

20/09/2021 11:08

Diário Fundos de Pensão - Abrapp

No MyNews Entrevista da última sexta-feira, 17 de setembro, a jornalista Mara Luquet entrevistou Carlos Flory, Diretor Presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom), que falou sobre a expansão da entidade desde sua criação, em 2011, e efetivo funcionamento, em 2013. 

Na ocasião, Flory abordou o tema da migração de servidores antigos para o modelo de previdência complementar, que é facultativa, sendo um processo que traz um desafio para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e para os entes federativos, já que é preciso proporcionar uma segurança maior para os servidores públicos optarem por essa migração.

Flory destacou a importância dos participantes desse processo avaliarem quem está oferecendo o plano de previdência complementar, verificando também todas as variáveis para fazer uma migração mais segura. Ele contou sobre a experiência da Prevcom em relação aos estados e municípios que aderiram à entidade. “Nós ajudamos com campanhas e cartilhas esclarecedoras para que as pessoas se sintam bem informadas na hora de tomar a decisão”, disse.

Na entrevista, Mara também enfatizou a longa experiência de Carlos Flory, que foi Presidente da Petros na época em que a entidade passava pelo processo de encerramento de plano de Benefício Definido (BD) da entidade e início da migração dos participantes para o plano de Contribuição Definida (CD) por conta de um déficit o qual a fundação enfrentava devido às características do plano BD. Flory destacou que sua missão foi justamente mudar esse modelo para que os funcionários passassem a contribuir para uma conta individual oferecida pelo modelo CD.

Flory destacou a importância deste tipo de migração para garantir a sustentabilidade das EFPC. “Quem tem que pagar a conta de um plano BD são pessoas que não estão nesse plano, são jovens que não querem fazer aportes a um plano que está com déficit”, disse.

Assim, Flory alertou que os funcionários e participantes de um plano de benefícios devem observar que o plano CD traz um risco menor, mas se o plano for BD, os cálculos atuariais devem ser  muito feitos, com taxas de juros aderentes às realidades do mercado para garantir que ele tenha recursos até o seu último participante. Assista à entrevista na íntegra no canal do MyNews no YouTube.

 

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2701 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - 01401-000

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento à imprensa

(11) 3150-1958

segundas às sextas-feiras, das 9h às 18h

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;