O que é dinheiro para você? No sentido literal da palavra, segundo o dicionário Michaelis, dinheiro é a moeda corrente; valor representativo de qualquer quantia.
Porém, muitos responderiam essa pergunta com enfoque sentimental, como por exemplo: “dinheiro para mim é um meio de conquistas”, ou, “o dinheiro representa segurança financeira e poder”, dentre muitas outras respostas.Pela definição pura da palavra, verifica-se que não há nenhum traço relacionado a sentimento.O dinheiro serve como intercâmbio, facilitando as relações de troca, seja ela por produtos ou serviços. Portanto, o dinheiro nos possibilita ter e fazer, mas não ser.O dinheiro não representa um fim, mas o meio de realizar algo para nos tornarmos a pessoa que queremos ser.E porque carregamos tanto sentimento atrelado ao dinheiro?
Desde nossa infância, acumulamos informações baseadas em experiências e vivências passadas, que então, formam a nossa maneira de pensar e agir.Muitas vezes, vivemos situações e contextos, que nossa mente as considera como verdade absoluta. Isso é denominado como crenças limitantes, que nos impedem, inconscientemente, de tomar certas atitudes e decisões. As crenças limitantes que carregamos ao longo da vida, nos limitam de viver um presente e futuro diferente, controlando pensamentos e comportamentos.Muitas vezes buscamos sonhos padronizados, mas que não necessariamente fariam parte de nossas metas. Um exemplo padrão é a famosa casa na praia.Algumas pessoas com quem conversamos e assessoramos, em um primeiro momento, listam esse sonho como prioritário. Conforme o trabalho de assessoria evolui, a partir da estruturação da vida financeira e objetivos futuros, a pessoa descobre que não seria feliz se todas as férias tivesse que ir para a mesma praia.É importante que a gente entenda o real motivo pelo qual trabalhamos tanto e direcione o dinheiro para o que realmente nos faz feliz e nos realiza. Isso é possível quando traçamos metas e objetivos.
É comum vermos pessoas extremamente bem sucedidas financeiramente, mas que estão sempre há um passo do objetivo. Essa meta possivelmente teria sido alcançada há algum tempo, se não fosse o desvio de foco em coisas que, para elas, são consideradas supérfluas.O valor que damos ao dinheiro e ao nosso esforço é demonstrado em nossas atitudes. Quando gastamos de forma desregrada ou investimos com displicência, desperdiçamos parte de nosso suado dinheiro e consequentemente, do nosso esforço, tempo e dedicação.O valor que o dinheiro tem é aquele que você dá a ele. E você, que valor tem dado ao seu?