/Notícias

Vermelho no Natal? Só na decoração

26/11/2014 03:19

Marcelo Camargo/ABr

A equipe do Conta Comigo alerta: para ser feliz, o Natal deve ter gastos conscientes. Por isso, listamos nove dicas para o seu dinheiro render mais, sem acabar com o espírito natalino.

1. Programe-se

O que poderá gastar no Natal vai depender de quanto você já reservou e conseguirá poupar. Se avaliar que o orçamento não permite os gastos que pretende ter, o ideal é se reprogramar com atitudes simples. Veja nos próximos itens.

2. Não utilize todo o 13º em compras de Natal

O 13º salário pode ser muito valioso para o seu orçamento anual e para investir no futuro. Para quem tem fechado o seu orçamento no 0 a 0 e não conseguiu poupar durante 2014 para cobrir as despesas sazonais de 2015 (IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, entre outros), vale reservar parte do dinheiro para este fim.

Para quem já conseguiu começar a poupar para a aposentadoria, o ideal é também fazer uma contribuição facultativa na sua conta de previdência complementar para garantir o crescimento do seu investimento futuro. (E ainda pagar menos imposto, veja mais aqui).

Dica: o dinheiro poupado em 2014 pode render e garantir que, no Natal do próximo ano, você tenha reservas suficientes para as despesas natalinas e possa poupar todo o 13º de 2015.

3. Não deixe para a última hora e fuja de restaurantes

Combine com família/amigos qual será a contribuição de cada um para a ceia e organize as compras com antecedência para dar tempo de pesquisar os melhores preços e organizar a ceia em casa. Os restaurantes costumam cobrar valores exorbitantes nestas épocas festivas. Ceiar em casa garante uma boa economia!  

4. Proponha um amigo secreto

Em vez de comprar presentes para toda família, que tal sugerir um amigo secreto? Com a brincadeira, todos recebem presentes e não pesa no bolso de ninguém.

5. Organize a viagem com antecedência  

Os preços das passagens de avião e ônibus costumam aumentar muito nesta época. Por isso, vale a pena comprar com a maior antecedência possível. Se vai viajar de carro, economize pesquisando  os melhores preços de combustíveis, evite  o excesso de bagagem (que aumenta o consumo de gasolina, álcool ou diesel) e o ar condicionado em dias mais amenos.

6. Pechinche sempre

A negociação de preços requer um pouco de coragem, mas pode render boas economias. As lojas também precisam dos clientes e sempre estão dispostas a dar algum desconto. Não desista enquanto não conseguir ao menos 5% de abatimento!

7. Cartão de crédito também é gasto

Se você tem um ou mais cartões de crédito, fique atento ao utilizá-los no fim do ano. Janeiro costuma ser um mês pesado no orçamento familiar em razão das despesas sazonais. Para recuperar a sua capacidade de poupar e investir em 2015, é muito importante não parcelar as compras de Natal e pagar o total da fatura.

8. Peça recibos para troca de presentes

Evite situações embaraçosas e gastos extras. Peça sempre um recibo dos presentes de forma que a pessoa que os receber possa facilmente realizar a troca, caso não sirva ou apresente algum defeito. Não se preocupe, este recibo não mostra quanto você pagou.

9. Fique atento aos prazos para reclamação

Em caso de defeitos aparentes ou de fácil constatação de produtos ou serviços não duráveis (alimentos, por exemplo) o prazo para reclamar com o fornecedor é de 30 dias. Para produtos ou serviços duráveis (veículos, móveis, eletrodomésticos), você tem 90 dias. Tais prazos são contados da data da emissão da nota fiscal ou da entrega efetiva do produto, ou ainda, do término da execução do serviço. E, em nenhuma hipótese, podem ser diminuídos por critério do fornecedor.  

Mais informações no site do Procon/SP.

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2701 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - 01401-000

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento à imprensa

comunicacao@prevcom.com.br

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;