Empréstimo Inteligente Prevcom



 

Perguntas frequentes


Quem pode solicitar?
Nesta fase de implantação, o Empréstimo Inteligente Prevcom está disponível aos servidores estaduais de São Paulo inscritos no PREVCOM RP, PREVCOM RG e PREVCOM RG-UNIS.

Os participantes que estejam inadimplentes em relação a contribuições e a outro empréstimo firmado com a Prevcom, ou em processo judicial com a Fundação, não estão habilitados a contratar o serviço.

Quanto é possível contratar?
É possível contratar até 30% das contribuições pessoais do participante. A parcela mínima mensal para contratação é de R$ 100.

Para saber o valor disponível para contratação faça uma simulação aqui. Se preferir, pode consultar seu saldo pessoal acumulado na Prevcom na área restrita do participante.

Para os assistidos e beneficiários do PREVCOM RP, PREVCOM RG E PREVCOM RG-UNIS que estiverem recebendo benefício mensal, o prazo máximo para concessão ou refinanciamento de empréstimo ficará limitado ao tempo remanescente para percepção do benefício, considerada a data da concessão ou refinanciamento.

Qual é o prazo máximo para pagamento do empréstimo?
O prazo para pagamento é de 6 a 36 meses.

Como realizar a contratação?
A solicitação do empréstimo deverá ser feita no site creditoefpc.com.br/prevcom mediante realização de cadastro, confirmação de dados por meio de código de segurança (enviado por e-mail ou SMS conforme os dados cadastrados na Prevcom) e inclusão de documentos para validação biométrica. 

A primeira etapa de aprovação é feita pelo BTG Pactual, banco responsável pela operacionalização do empréstimo. Somente após esta validação prévia será feita a análise pela Prevcom.

Com a devida liberação pela Prevcom, o participante deverá realizar o aceite do contrato e aguardar a liberação dos valores no 5° dia útil após a assinatura do contrato.

Quais documentos são necessários no processo de contratação?
Para contratação do empréstimo o participante deverá efetuar cadastro no site creditoefpc.com.br/prevcom, informar seus dados pessoais e bancários e incluir documento com foto (RG e CPF) para validação biométrica, e comprovante de residência.

Como será feito o crédito do valor contratado?
O crédito será feito na conta corrente do participante, indicada no momento da solicitação do empréstimo, no 5° dia útil a contar da data de aprovação da operação pela Prevcom.

Em quanto tempo o dinheiro estará disponível?
O valor contratado será creditado no 5° dia útil após a aprovação do empréstimo pela Prevcom.

Como ocorrerá o pagamento do empréstimo?
O pagamento das parcelas do contrato será realizado por meio de boleto bancário a ser enviado mensalmente para o e-mail do participante. O vencimento do boleto será sempre no dia 10 de cada mês.

Qual o banco responsável pela operacionalização do empréstimo?
A operação é administrada pelo BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

O empréstimo pode ser quitado antes do prazo contratado?
O saldo devedor do empréstimo poderá ser quitado ou amortizado antecipadamente, descontando-se proporcionalmente os juros, “pro rata temporis”, até a data da quitação ou amortização. As parcelas serão amortizadas em ordem decrescente de vencimento, ou seja, deverão ser inicialmente antecipadas as últimas parcelas e, após, as mais recentes.

A solicitação do boleto de amortização de parcelas a vencer deverá ser feita pelo participante no sistema de empréstimo, com indicação das parcelas que deseja amortizar e a data do vencimento do boleto.

O que acontece no caso de prestações em atraso?
Em caso de inadimplência, incidirá, desde a data do vencimento até a efetiva liquidação financeira, juros de mora de 1% ao mês sobre o valor devido e multa de 2% sobre o montante total, incluídos os juros remuneratórios e demais encargos previstos no contrato.

É possível desistir da solicitação do empréstimo?
O participante poderá solicitar a desistência do contrato de empréstimo em caso de arrependimento ou discordância em até sete dias contados da disponibilização do valor e desde que reembolse integralmente a Prevcom. A solicitação deverá ser dirigida a um dos canais indicados na plataforma do programa de empréstimo PREVCOM.

A Prevcom pode rescindir o contrato antecipadamente?
A Prevcom poderá quitar antecipadamente todas as parcelas a vencer e exigir integralmente o valor devido pelo participante nos casos em que ocorrer, isolada ou cumulativamente, independentemente de comunicação, notificação extrajudicial ou judicial:

 

_ A cessação do vínculo do participante com o patrocinador, ressalvados os casos em que o participante permanecer vinculado ao plano de benefícios;

 

_ O cancelamento da inscrição do participante no plano de benefícios;

 

_ O falecimento do participante;

 

_ O atraso no pagamento superior a 60 dias corridos;

 

_ O pedido de portabilidade total ou parcial do saldo de conta;

 

_ O pedido de resgate total ou parcial caso o saldo de conta do participante seja inferior a três vezes o saldo devedor do contrato;

 

_ A identificação de demandas judiciais que impactem o saldo do participante;

 

_ A outorga pelo participante de quaisquer garantias e/ou constituição de ônus relacionados ao saldo de conta; e/ou

 

_ Descumprimento das cláusulas do Contrato.

Quais os canais disponíveis para tirar dúvidas sobre o empréstimo?
Para tirar dúvidas sobre o sistema e questões relacionadas à cobrança, entre em contato pelos seguintes canais de atendimento: (11) 3206-2142 (regiões metropolitanas); 0800-941-4341 (outras localidades) ou atendimentoprevcom@exsen.com.br.

Para os demais assuntos, ligue para (11) 3150-1943/1944 (Grande São Paulo), 0800-761-9999 (outras localidades)  ou envie um e-mail para participante@prevcom.com.br.


 

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2701 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - 01401-000

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento à imprensa

comunicacao@prevcom.com.br

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;