| Perguntas frequentes
Quem pode solicitar? Nesta fase de implantação, o Empréstimo Inteligente Prevcom está disponível aos servidores estaduais de São Paulo inscritos no PREVCOM RP, PREVCOM RG e PREVCOM RG-UNIS.
Os participantes que estejam inadimplentes em relação a contribuições e a outro empréstimo firmado com a Prevcom, ou em processo judicial com a Fundação, não estão habilitados a contratar o serviço.
Quanto é possível contratar? É possível contratar até 30% das contribuições pessoais do participante. A parcela mínima mensal para contratação é de R$ 100.
Para saber o valor disponível para contratação faça uma simulação aqui. Se preferir, pode consultar seu saldo pessoal acumulado na Prevcom na área restrita do participante.
Para os assistidos e beneficiários do PREVCOM RP, PREVCOM RG E PREVCOM RG-UNIS que estiverem recebendo benefício mensal, o prazo máximo para concessão ou refinanciamento de empréstimo ficará limitado ao tempo remanescente para percepção do benefício, considerada a data da concessão ou refinanciamento.
Qual é o prazo máximo para pagamento do empréstimo? O prazo para pagamento é de 6 a 36 meses.
Como realizar a contratação? A solicitação do empréstimo deverá ser feita no site creditoefpc.com.br/prevcom mediante realização de cadastro, confirmação de dados por meio de código de segurança (enviado por e-mail ou SMS conforme os dados cadastrados na Prevcom) e inclusão de documentos para validação biométrica.
A primeira etapa de aprovação é feita pelo BTG Pactual, banco responsável pela operacionalização do empréstimo. Somente após esta validação prévia será feita a análise pela Prevcom.
Com a devida liberação pela Prevcom, o participante deverá realizar o aceite do contrato e aguardar a liberação dos valores no 5° dia útil após a assinatura do contrato.
Quais documentos são necessários no processo de contratação? Para contratação do empréstimo o participante deverá efetuar cadastro no site creditoefpc.com.br/prevcom, informar seus dados pessoais e bancários e incluir documento com foto (RG e CPF) para validação biométrica, e comprovante de residência.
Como será feito o crédito do valor contratado? O crédito será feito na conta corrente do participante, indicada no momento da solicitação do empréstimo, no 5° dia útil a contar da data de aprovação da operação pela Prevcom.
Em quanto tempo o dinheiro estará disponível? O valor contratado será creditado no 5° dia útil após a aprovação do empréstimo pela Prevcom.
Como ocorrerá o pagamento do empréstimo? O pagamento das parcelas do contrato será realizado por meio de boleto bancário a ser enviado mensalmente para o e-mail do participante. O vencimento do boleto será sempre no dia 10 de cada mês.
Qual o banco responsável pela operacionalização do empréstimo? A operação é administrada pelo BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.
O empréstimo pode ser quitado antes do prazo contratado? O saldo devedor do empréstimo poderá ser quitado ou amortizado antecipadamente, descontando-se proporcionalmente os juros, “pro rata temporis”, até a data da quitação ou amortização. As parcelas serão amortizadas em ordem decrescente de vencimento, ou seja, deverão ser inicialmente antecipadas as últimas parcelas e, após, as mais recentes.
A solicitação do boleto de amortização de parcelas a vencer deverá ser feita pelo participante no sistema de empréstimo, com indicação das parcelas que deseja amortizar e a data do vencimento do boleto.
O que acontece no caso de prestações em atraso? Em caso de inadimplência, incidirá, desde a data do vencimento até a efetiva liquidação financeira, juros de mora de 1% ao mês sobre o valor devido e multa de 2% sobre o montante total, incluídos os juros remuneratórios e demais encargos previstos no contrato.
É possível desistir da solicitação do empréstimo? O participante poderá solicitar a desistência do contrato de empréstimo em caso de arrependimento ou discordância em até sete dias contados da disponibilização do valor e desde que reembolse integralmente a Prevcom. A solicitação deverá ser dirigida a um dos canais indicados na plataforma do programa de empréstimo PREVCOM.
A Prevcom pode rescindir o contrato antecipadamente? A Prevcom poderá quitar antecipadamente todas as parcelas a vencer e exigir integralmente o valor devido pelo participante nos casos em que ocorrer, isolada ou cumulativamente, independentemente de comunicação, notificação extrajudicial ou judicial: _ A cessação do vínculo do participante com o patrocinador, ressalvados os casos em que o participante permanecer vinculado ao plano de benefícios; _ O cancelamento da inscrição do participante no plano de benefícios; _ O falecimento do participante; _ O atraso no pagamento superior a 60 dias corridos; _ O pedido de portabilidade total ou parcial do saldo de conta; _ O pedido de resgate total ou parcial caso o saldo de conta do participante seja inferior a três vezes o saldo devedor do contrato; _ A identificação de demandas judiciais que impactem o saldo do participante; _ A outorga pelo participante de quaisquer garantias e/ou constituição de ônus relacionados ao saldo de conta; e/ou _ Descumprimento das cláusulas do Contrato.
Quais os canais disponíveis para tirar dúvidas sobre o empréstimo? Para tirar dúvidas sobre o sistema e questões relacionadas à cobrança, entre em contato pelos seguintes canais de atendimento: (11) 3206-2142 (regiões metropolitanas); 0800-941-4341 (outras localidades) ou atendimentoprevcom@exsen.com.br.
Para os demais assuntos, ligue para (11) 3150-1943/1944 (Grande São Paulo), 0800-761-9999 (outras localidades) ou envie um e-mail para participante@prevcom.com.br.
| |