Estudo publicado pelo SPC Brasil (o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDL) mostrou que 6 em cada 10 brasileiros não se preparam para a aposentadoria. E você, servidor, já parou para refletir sobre o quanto este período é prioridade na sua vida?
No início da carreira, os investimentos se concentram em cursos, pós-graduações e na compra de um carro. Mais tarde, as preocupações incluem o sonhado casamento, a casa própria, a educação dos filhos, viagens. Enquanto isso, o projeto de aposentadoria parece ser algo longe de acontecer, ficando quase sempre em segundo plano.
O que a maioria não leva em consideração é que o sucesso de um projeto de aposentadoria depende de planejamento e antecedência. O tempo é um fator determinante dos resultados de uma poupança de longo prazo, como a previdência complementar. Em planos de contribuição definida, como os da SP-PREVCOM, quanto maior a fase de acumulação, mais o servidor se beneficiará da combinação contribuição + prazo de capitalização.
Para ir direto ao assunto: quanto mais cedo começar a pensar na aposentadoria (e contribuir!), mais baixas vão ser as parcelas mensais para obter a renda desejada no futuro.
Hoje já há consenso sobre a necessidade de complementar a aposentadoria concedida pelo governo para ter uma vida confortável no futuro. A redução da renda nessa fase da vida pode chegar a apenas 50% do último salário, isso em um momento em que alguns gastos, como plano de saúde, tendem a aumentar.
O estudo também cita a falta de dinheiro como uma das razões para não formar uma reserva. Na SP-PREVCOM, o servidor escolhe com quanto quer contribuir e este percentual vai determinar a contrapartida do Estado* e o benefício complementar que vai receber ao se aposentar. Além disso, o servidor passa a ter acesso privilegiado às ações do Programa Conta Comigo, o que vai aumentar muito as suas capacidades de economia e investimento.
Por isso, servidor, não importa em que fase da vida você esteja ou o quanto você ganha, o importante é você estabelecer a aposentadoria como prioridade e fazer parte de um dos planos da SP-PREVCOM, contribuindo para um futuro mais tranquilo.
Para mais informações, acesse a nossa seção A SP-PREVCOM e você .
*Para quem tem salário acima do teto do INSS