Em um ano desafiador no cenário global, a Prevcom fechou 2024 com uma rentabilidade acumulada de 8,64%, superando a média do segmento de planos de contribuição definida das EFPC, que foi de 7,72% no mesmo período, de acordo com estudo elaborado pela Consultoria Aditus. A performance da carteira consolidada ficou ligeiramente abaixo da meta de referência de 9,04%, refletindo a alta volatilidade nos investimentos em renda variável. Contudo, a estratégia de diversificação, incluindo fundos de renda fixa e fundos de investimentos no exterior, apresentaram excelentes resultados e contribuíram positivamente para minimizar o impacto negativo.
O patrimônio da fundação alcançou R$ 3,83 bilhões, representando um crescimento de quase 20% em comparação a dezembro de 2023. “A estratégia da Prevcom focada em equilíbrio e consistência, foi fundamental para navegar em um ambiente macroeconômico repleto de incertezas fiscais, monetárias e volatilidade cambial”, destaca Francis Nascimento, Diretora de Investimentos.
Desde o início de suas operações em fevereiro de 2013, os rendimentos alcançaram 241,71%, superando o objetivo estabelecido de 229,79%, além de superar o DI, que rendeu 186,03% nos últimos 12 anos, e os 100,42% da poupança.
Mercado em 2024
O Ibovespa enfrentou um fechamento desafiador, com uma queda de -4,28% em dezembro, acumulando um desempenho negativo de -10,36% ao longo do ano. A carteira de renda variável da Prevcom, que representa 4,84% do patrimônio, registrou um desempenho de -3,82% no mês, refletindo o ambiente macroeconômico difícil. A desconfiança persistente em relação à gestão fiscal e a desvalorização do real em relação ao dólar foram fatores que impactaram o mercado de ações.
Por outro lado, os fundos de investimentos no exterior mostraram uma recuperação em dezembro, impulsionados pela valorização do dólar. A carteira de investimentos internacionais da Fundação (2,77% do patrimônio) apresentou um retorno positivo de 1,04% no mês, destacando a importância da diversificação geográfica na estratégia.
Enquanto isso, a renda fixa, que compõe a maior parte da carteira, teve um desempenho robusto bastante satisfatório ao longo de 2024, superando a meta de referência (IPCA + 4% a.a.) de 9,04% e o CDI, que fechou em 10,88% no ano. Os fundos vinculados ao DI (30,73% da carteira) registraram um aumento de 0,95% no mês e 11,50% no acumulado do ano. Os fundos de crédito privado (16,23% do patrimônio) também se destacaram, com ganhos de 0,72% no mês e 11,83% no ano. Esse desempenho positivo foi impulsionado pelos níveis elevados da taxa Selic, garantindo retornos consistentes e superando as metas estabelecidas.
Os fundos indexados à inflação, que incluem os IMAs e o fundo exclusivo Bela Cintra, também tiveram um desempenho favorável, apresentando ganhos acima da meta, mesmo em um contexto de abertura da curva de juros. Esse segmento, que representa 37,57% do patrimônio da Prevcom, teve uma alta de 0,46% em dezembro e 8,94% no ano.
Leia mais:
Você sabia que na nossa página de Políticas de Investimentos é possível consultar as condutas gerais para a gestão de investimentos da Prevcom? Veja aqui.