/Notícias

Série de entrevistas: conheça melhor o primeiro Diretor de TI da Prevcom, Alessandro Roosevelt

07/03/2025 05:23

Patrícia Nogueira/Divulgação

Dando sequência à nossa série de entrevistas com a nova composição da Diretoria Executiva, vamos conversar com o primeiro Diretor de Tecnologia da Informação da Prevcom, Alessandro Roosevelt.

Quais são os maiores desafios na implementação de novas tecnologias em entidades de previdência complementar como a Prevcom?

Acredito que entre os maiores desafios estão a integração de sistemas, que pode ser complexa e cara, e a garantia de que as novas implementações estejam em conformidade com as regulamentações e sejam seguras contra ciberataques.

Não podemos esquecer também que o uso de novas tecnologias depende do envolvimento de toda a organização e, por isso, é importante que seja feito um trabalho de conscientização junto aos colaboradores para que eles não tenham receio e consigam imaginar um cenário diferente do que estão acostumados, abrindo espaço para a inovação. Neste sentido, a capacitação precisa ser contínua e eficaz.

De que forma a tecnologia pode contribuir para melhoria de processos e entrega de valor para os nossos participantes e patrocinadores?

No nosso planejamento de TI estamos priorizando os processos internos, com foco no aumento de produtividade, eficiência, redução de riscos e inovação. Este trabalho terá como eixos principais: automatização de processos, a fim de reduzir riscos e aumentar a eficiência; análise e uso dados, com a possibilidade de usar IA (Inteligência Artificial) para oferecer insights valiosos e hiper personalizar serviços; melhoria da comunicação, por meio de plataformas digitais que facilitem a interação entre a Prevcom, seus participantes e patrocinadores; e transparência, com a implementação de sistemas digitais robustos e extremamente seguros.

Como você pretende fomentar uma cultura de inovação e transformação digital na Fundação?

O segredo para o sucesso está na mudança cultural. É fundamental trabalhar para que todos desenvolvam uma visão inovadora e integrada, com uma perspectiva voltada para o futuro. Para isso, é essencial que a liderança esteja engajada, com os diretores sendo os primeiros a adotar e a promover novas tecnologias.  

A criação de um ambiente colaborativo também é indispensável, por isso começamos ampliando o uso do Office 365 com o Teams e o SharePoint, de modo a incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os colaboradores. Essas ferramentas permitem o compartilhamento seguro de informações de forma online e são acessíveis por diversos meios. Além disso, expandimos o uso do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) para todos os processos internos, garantindo mais eficiência na tramitação de documentos e transparência nos processos.

E por fim, conforme disse anteriormente, a capacitação contínua deve ser uma prioridade, com a oferta de treinamentos e workshops, assim como reconhecer e recompensar iniciativas inovadoras é essencial para motivar os colaboradores e fortalecer essa cultura de transformação tornando-a mais colaborativa e eficiente.



Na sua visão, como equilibrar inovação tecnológica e segurança cibernética?

Para equilibrar inovação e segurança, entendo que os esforços devem ser concentrados em quatro pilares fundamentais. O primeiro é a governança de TI, por meio da implementação de políticas robustas que garantam a segurança dos dados. Em seguida, vem o investimento em treinamento em cibersegurança, com informações aos usuários sobre as boas práticas de segurança cibernética. Neste sentido, foi criado na Prevcom o "Momento Segurança Cibernética", uma série de comunicados direcionados a todos os colaboradores e participantes, com foco na prevenção de riscos da informação. O terceiro pilar é o monitoramento contínuo com o uso de ferramentas avançadas para detectar e responder rapidamente a ameaças e, por último, mas não menos importante, estão as parcerias estratégicas. Com a colaboração de especialistas em cibersegurança há maior fortalecimento das defesas da organização.

Quais tendências tecnológicas você considera indispensáveis para qualquer empresa nos dias de hoje?

Na parte de sistemas, a tendência em relação a desenvolvimento são as plataformas Low-Code, cujo desenvolvimento de software permite criar aplicações com pouca ou nenhuma programação convencional, utilizando plataformas visuais e intuitivas. Com a ampliação do uso da IA, temos também um avanço na área de ciência de dados. Outras áreas que estão em alta são segurança cibernética, governança, infraestrutura e computação em nuvem. Todas elas são foco do planejamento da Diretoria de Tecnologia para a Prevcom.

E a Inteligência Artificial, de que forma pode contribuir para a otimização de processos e personalização de serviços?

Na Prevcom, estamos nos preparando para o uso da IA em automatização de rotinas, hiper personalização do atendimento dos participantes e patrocinadores, na tomada de decisões e acompanhamento e controle dos Riscos Operacionais.

Ainda falando de IA. Como você enxerga o futuro e quais avanços acredita que terão maior impacto nos próximos anos?

A Inteligência Artificial (IA) é amplamente utilizada atualmente para analisar correlações, identificar padrões e gerar previsões com base nesses dados. No entanto, ela não possui visão crítica nem empatia, características essenciais para a tomada de decisões éticas e mais humanas. Com o avanço da tecnologia, é esperado que a IA evolua também em aspectos éticos e empáticos, indo além da simples análise de dados e previsões. Para que a IA entregue um valor real, é fundamental que essas questões sejam desenvolvidas, permitindo que ela não apenas automatize processos ou otimize vendas, mas também atue de maneira mais alinhada às necessidades humanas e sociais.

Leia mais

Entrevista: saiba mais sobre o que pensa o novo presidente Sylvio Eugenio

Entrevista: saiba mais sobre o que penas a Diretora Administrativa, Vanessa Romão Ceron

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Rua Líbero Badaró, nº 377, Edifício Mercantil Finasa, 8º andar, Centro Histórico, São Paulo/SP - 01009-906

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento à imprensa

comunicacao@prevcom.com.br

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;