Em abril, a carteira consolidada da Prevcom registrou uma valorização de 1,15%, impulsionada pelo forte desempenho dos fundos de renda variável e imobiliários. O resultado superou a meta de referência da entidade (IPCA + 4,5% a.a.), que foi de 0,78% no mês.
O retorno também ficou acima do CDI de 1,06%, índice de referência do mercado, da poupança de 0,67% e da inflação de 0,43%.
Desempenho das carteiras
O Ibovespa teve mais um mês de ganhos, destoando das principais bolsas globais e se aproximando de sua máxima histórica. O índice encerrou abril com alta de 3,7%, aos 135 mil pontos. Na carteira de renda variável da fundação, o resultado médio ponderado foi de +4,57%, com destaque para os fundos de ações ativos que impulsionaram o desempenho do segmento. O mês foi marcado por forte volatilidade nos mercados internacionais, especialmente após o “Liberation Day”, anúncio de tarifas recíprocas feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
A carteira de renda fixa segue apresentando resultados positivos e consistentes acima de seus benchmarks, especialmente sustentada pela Selic em patamar historicamente elevado. Os fundos indexados ao IMA-B 5 foram o destaque, com alta de 1,74% no período.
A carteira de fundos imobiliários continua com desempenho robusto em 2025, impulsionada pelos fundos de tijolo que refletem o crescimento da economia real. Em abril, a valorização foi de 4,45%, frente aos 2,99% do IFIX.
O ambiente internacional continua a apresentar desafios, no entanto, a alocação diversificada entre ativos globais e na Europa resultou em um desempenho positivo de +1,14% para essa classe.
A abordagem cautelosa e a alta diversificação dos investimentos realizados pela Prevcom tem sido essenciais para a obtenção de resultados consistentes no longo prazo.