Está todo mundo falando sobre a LGPD, mas ainda há muitas dúvidas sobre o que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais realmente representa. Resumidamente, podemos dizer que são regras criadas para proteger a liberdade e a privacidade de todos, especialmente em meios digitais. Ela determina que empresas privadas e órgãos públicos revisem a forma de coletar, armazenar e compartilhar dados de cidadãos e consumidores, a fim de garantir mais segurança e transparência no uso de informações pessoais.
Na Prevcom, esta preocupação existe desde o início das operações em 2012, mas para total adequação à legislação todos os fluxos e sistemas de gestão de dados estão sendo aperfeiçoados. Além disso, foram criados grupos de trabalho e comissões internas para definição de plano de ação e implantação de novos mecanismos de controle de tráfego. A política de segurança da informação também foi adaptada às novas normas e uma auditoria dos sistemas e de segurança de rede foi realizada.
E para o participante, o que muda? Com a LGPD, você terá ainda mais transparência e segurança nas operações da fundação, bem como domínio sobre o uso das suas informações pessoais. Em breve, a Prevcom dará as instruções sobre como gerenciar seus dados por meio da área restrita no site.