A carteira de investimentos consolidada da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) fechou o mês de junho com rentabilidade de 0,51% e patrimônio acumulado de R$ 1,97 bilhão. A base de participantes alcançou o total de 36,6 mil servidores.
O resultado mensal corresponde a 166,91% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) que rendeu 0,31%. A inflação desacelerou e ficou em 0,53%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Apesar desta redução em relação ao 0,83% do mês anterior, no acumulado do ano o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou e superou o CDI em 294%. Mesmo com índice tracionado, a Prevcom suplantou a taxa inflacionária em 1,23% no semestre.
A volatilidade continua influenciada pelo noticiário, que impacta a Renda Fixa, câmbio e as bolsas doméstica e internacional. O Ibovespa obteve um desempenho discreto de 0,46% no mês com perspectiva de recuperação baseada no ritmo da vacinação e seu efeito positivo sobre as projeções econômicas.
No período de janeiro a junho, os planos de benefícios renderam 5,04% enquanto ativos de referência se mantiveram abaixo deste patamar, como ocorreu com o CDI, que registrou 1,28% em seis meses, e a poupança, que ficou em 0,85%. O retorno das aplicações bateu os 3,77% do IPCA e ficou próximo dos 5,82% do objetivo.