Fundos de investimentos vinculados a setores comprometidos com benefícios sociais e ambientais estão no foco da entidade
A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) administra um patrimônio R$ 2,84 bilhões e investe 7,5% deste total em ativos engajados nas boas práticas ESG de responsabilidade ambiental, social e de governança. Os investimentos atuais de R$ 213 milhões devem ser ampliados com a adesão da entidade ao Código Brasileiro de Stewardship (CBS) criado pela Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) e a CFA Society Brazil.
A Amec é composta por 60 investidores institucionais do país e do exterior que consideram o mercado de capitais uma importante fonte de financiamento e promoção do desenvolvimento social. O Código Brasileiro tem o objetivo de disseminar padrões e princípios de responsabilidade e sustentabilidade na busca por resultados nos negócios.
Na avaliação do presidente Carlos Henrique Flory, da Prevcom, o segmento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) tem um papel relevante no aprimoramento de práticas gerenciais e para a entidade a adesão ao CBS intensifica este processo. “A Prevcom tem a responsabilidade de cuidar também dos temas ESG. É uma pauta que está na mesa, é urgente, e vamos seguir estes procedimentos”, afirma Flory.
Como signatária do Código Brasileiro, a Fundação vai ampliar gradativamente a participação de setores que geram benefícios sociais e ambientais no portfólio de fundos de investimentos em crédito, ações e participações.