Instituto de Previdência, PGE e Prevcom alertam servidores para o fechamento da janela para mudança de regime
O prazo para que os servidores paraenses possam migrar para a previdência complementar se encerra em 3 de agosto de 2024. Com o fechamento próximo da janela de mudança, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (Igepps) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) intensificaram os alertas e o fluxo de informações para que os titulares de cargos efetivos que ingressaram antes de 2 de agosto de 2022 tenham condições de analisar e avaliar a migração para o novo sistema de benefícios.
O servidor que optar pelo Regime de Previdência Complementar (RPC) poderá aderir ao plano exclusivo Prevcom PA administrado pela Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom). O RPC é aberto a todos os servidores dos poderes Executivo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e militares. Antes de tomar a decisão é essencial se informar sobre percentuais de contribuição, contrapartida estadual, tempo de carreira e potencial de acumulação.
A Prevcom destacou Josi Andrade, assessora de Relacionamento Institucional, responsável pelos contatos com participantes e patrocinadores, para detalhar as regras e funcionamento do sistema de previdência complementar. Estão programadas palestras nos dias 23/7 no Tribunal de Justiça e 24/7 na Secretaria da Educação do Estado do Pará (Seduc). No Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social, o encontro está marcado para 25/7.