Os servidores públicos estaduais vinculados à SP-Prevcom (Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo) começam a incorporar o hábito de poupar para garantir uma aposentadoria maior que assegure padrão de vida superior ao do período ativo. 0 principal indicador deste novo perfil de comportamento é o crescimento das contribuições voluntárias. Em 2017, este tipo de investimento somou R$ 4,2 milhões, valor 17% maior em comparação com os R$ 3,6 milhões do ano anterior.
Este resultado mostra que, além do percentual de aporte mensal definido pelo participante e as contribuições paritárias de até 7,5% do governo estadual, um número crescente de inscritos na SP-Prevcom direciona parcelas extras de seus recursos para os planos de previdência complementar.
Uma tendência se consolidou ao longo dos 5 anos de atividade da SP-Prevcom: a de aproveitar o pagamento do 13° salário para aumentar as reservas acumuladas na previdência complementar. De acordo com dados da Fundação referentes a 2017 foram realizadas 776 contribuições voluntárias em 12 meses sendo 278 concentradas em dezembro. Em igual período no ano anterior houve 688 aportes e, deste total, 248 foram registrados no último mês.
Em São Paulo, já são mais de 21 mil funcionários públicos participantes na SP-Prevcom, entidade responsável pelo Regime de Previdência Complementar implantado para assegurar renda maior para os servidores estaduais na aposentadoria e restabelecer o equilíbrio financeiro e atuarial da previdência estadual.