Prevcom publicou a Política de Investimentos de 2024 – O documento aprovado pelo Conselho Deliberativo da entidade detalha os critérios de seleção de fundos, segmentos, concentração e limites de alocação do capital acumulado da fundação. As diretrizes visam compatibilizar a aplicação de recursos com a rentabilidade projetada dos 9 planos administrados e do Plano de Gestão Administrativa (PGA).
De acordo com a Diretora de Investimentos, Francis Nascimento, o cenário econômico é benigno considerando a inflação controlada e o ritmo de cortes da Selic. Este cenário recomenda manter o portfólio com nível de risco confortável para a instituição e atenção permanente às oportunidades nos mercados interno e externo.
A estratégia prevê investimentos da ordem de 80% em ativos de renda fixa; redução de investimentos em fundos multimercados que apresentaram forte volatilidade e, em sua maioria, não atingiram seu benchmark em 2023; e manutenção das aplicações em Fundos de Participações e Fundos Imobiliários. A pauta para 2024 inclui ainda o aprimoramento da carteira com a integração gradativa de princípios ASG no monitoramento, análise e avaliação dos emissores de valores mobiliários.