A SP-PREVCOM tem boas notícias para seus participantes: pelo segundo ano consecutivo, os planos de benefícios da fundação superaram a meta de rentabilidade prevista pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc (11,73%). Em 2014, a SP-PREVCOM alcançou um retorno de 12,7% a.a., enquanto a média obtida pelas outras fundações (7% a.a.) ficou novamente abaixo da expectativa do mercado.
Isso quer dizer que o participante da SP-PREVCOM obteve um retorno de 5,92% a.a. acima da inflação* e 2,25% a.a. acima da rentabilidade média dos planos CD (Contribuição Definida). O ganho também é significativo quando comparado a índices como a poupança (5,19% a.a.) e o CDI (1,71% a.a.).
O segredo do sucesso
Diante das perspectivas de cenário econômico e político projetadas em 2014, a SP-PREVCOM adotou medidas mais conservadoras e concentrou seus investimentos em títulos públicos. Quase 100% do patrimônio do fundo está aplicado em NTN-B (Títulos do Tesouro Nacional indexados pela inflação), com vencimentos adequados ao perfil dos compromissos de benefícios a conceder.
Em momentos de baixa expectativa de crescimento, estas aplicações são as mais recomendadas, pois garantem maior segurança. O retorno médio previsto das NTN-Bs é de IPCA + 6% a.a.
Em 2013, os investimentos da SP-PREVCOM tiveram rendimentos de 7,27% entre 11 de março (data do início das operações) e dezembro. O retorno financeiro anualizado foi equivalente a 8,96% (a.a).
* O índice oficial de inflação do país é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).